No dia 21 de setembro foi realizada uma palestra de Educação Emocional no Colégio VIP. Cerca de 90 alunos do ensino médio participaram. O palestrante Carlos iniciou a programação da manhã falando um pouco sobre a ONG e seus trabalhos, seguindo com a apresentação do grupo de dança The Righteous Stars.

IMG_9787

IMG_9777

IMG_9795

O palestrante do dia, Daniel Jo, iniciou falando sobre o mundo exterior e o interior, e de como as pessoas geralmente se preocupam mais com o primeiro. O tema da palestra foi isolamento e como fluir o coração.

IMG_9855

“O que é fluir? A água, o vento, e também o nosso sangue fluem. Se o fluxo do sangue no corpo parar, a pessoa morre. Se a água fica parada, gera doenças. Nossos corações também têm de fluir, compartilhando os sentimentos.  Se não houver esse fluxo, ocorre o isolamento”. Este foi o pontapé inicial, usando como exemplo um jovem que estava isolado naquele momento, mexendo em seu celular durante a palestra. “A pessoa isolada não aprende”.

IMG_9845

A palestra prosseguiu falando sobre o coração aborrecido que se torna em ferida e, esta, quando não tratada, se torna em doença do coração. “A depressão, mal do nosso século, é resultado do isolamento, pois é um tipo de fuga”.

IMG_9860 IMG_9859 IMG_9850

Para ilustrar o tema, o palestrante trouxe alguns exemplos de fluxo do coração, como a de uma esquiadora cega que tem de estar 100% conectada à sua guia. Contou também a história de Mike Tyson, violento e problemático quando jovem mas que pôde encontrar a felicidade ao ser guiado por um bom treinador, que se preocupava com seu crescimento. Entretanto, Tyson decaiu ao ser guiado por um guia que só visava o dinheiro. “Quem está ao seu lado? Isso é muito importante”.

IMG_9869

A palestra durou aproximadamente 40 minutos. Logo em seguida os alunos foram divididos em grupos para conversar sobre o tema isolamento e refletir um pouco mais. As conversas grupais foram bastante produtivas e os alunos estavam bastante engajados em falar sobre o tema, relembrando as causas do isolamento e sua solução, que é fluir o coração. A manhã no colégio VIP terminou com uma foto geral.

IMG_9889 IMG_9892 IMG_9895 IMG_9904

IMG_9931

 

Esta foi a primeira oportunidade de apresentar a Educação Emocional nesta instituição de ensino, iniciando mais uma parceria. A próxima palestra está prevista para o mês de janeiro de 2018, para os professores.