Nosso colégio é o melhor! A IYF é a melhor!

1

Do dia 18 a 20 de abril foi realizado o Acampamento de Inglês no Colégio Integração, localizado na Zona Leste de São Paulo.

O primeiro evento neste colégio foi realizado em 2017 pela equipe dos Estado Unidos e logo em seguida foi estabelecido um Memorando de Entendimento entre a IYF e a instituição. Neste ano, a escola pediu para que o evento fosse realizado novamente, porém o English Camp já estava marcado em uma escola indicada pela Secretaria de Educação em fevereiro.

No final, a IYF Brasil realizou o English Camp no Colégio Integração com um total de 55 voluntários.

2

No ano passado, o English Camp foi escolhido como o melhor evento do ano pelo Colégio, por isso, com grandes expectativas eles receberam a IYF neste ano também, o que fez o ambiente ficar animado desde o primeiro dia.

3

4

5

6

Por ser o único país da América do Sul que fala a língua portuguesa, no Brasil não há muitas pessoas que falem o inglês fluentemente. Assim, para os voluntários da IYF, a realização do evento parecia impossível em comparação com outras edições, porém, quando decidiram trabalhar, mesmo ainda inseguros e preocupados, a todo momento os voluntários estavam felizes e cheios de alegria.

Mesmo sendo difícil e cansativo para os voluntários, eles partiam às 5h30 da madrugada e participavam com os alunos o dia inteiro sem demonstrar nada disso, pois a força deles estava na palavra que diz “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).

7

 “Eu tinha muito medo de falar inglês, agora eu aprendi que não tenho que aprender certo, mas eu tenho que tentar falar. E isso me ajudou muito, porque agora eu estou começando a treinar e a falar muitas coisas que eu sabia dentro de mim, mas eu não falava porque eu tinha vergonha. ” – Julia (12, aluna)

8

9

Os alunos foram divididos em 24 grupos, dos quais 6 foram liderados por professoras do colégio. No período da manhã houve o momento de Song and Dance, Academias, finalizando com a palestra de Educação Emocional.

No último dia a Palestrante Silvia Kim emocionou a todos através de sua palestra “O segredo para o milagre”, na qual explicou sobre o mundo do coração e como a comunicação é importante para se libertar de suas dificuldades.

10

11

Ela explicou os princípios da comunicação comparando os neurônios do cérebro com as pinturas de Michelangelo, e confirmou, assim, a comunicação entre Deus e o ser humano, referenciando à Bíblia.

No último dia houve a Competição de Apresentações dos alunos. Após escutar diversas palestras sobre o mundo do coração, os alunos roteirizaram e apresentaram sobre 6 temas diferentes. Houve teatro, música, palestra e alguns grupos também utilizaram suas histórias reais como exemplo. Nove grupos chegaram à final e dois foram os grandes vencedores da Competição.

12

13

Os professores do colégio e os voluntários da IYF ficaram impressionados com o empenho dos alunos em decorar as suas falas e preparar apresentações tão excelentes em tão pouco tempo.

14

 “Os alunos estão trabalhando para se abrir, para superar as dificuldades, para que eles possam encarar os novos desafios dessa nova maneira, se sentindo capazes. E para mim, as dicas das academias, várias delas eu posso aplicar em sala de aula depois com os meus alunos. Eu também estou aprendendo muito.”  – Priscila, professora de inglês

O English Camp 2018 terminou de maneira espetacular com a Noite Cultural, tendo como convidados os pais dos alunos e todos os diretores e coordenadores do Colégio.

15

16

17

18

19

O fundador da IYF Brasil, pastor José Kim, que palestreou nos três dias do Acampamento, voltou a palestrar na Noite Cultural. Ele contou que, quando desistiu do seu sonho de ser piloto de avião de caça, sua vida começou a mudar. Assim, ele também, pode perceber que quando os voluntários encontram com Deus e com a palavra, suas vidas também mudam.

Nas escolas é proibido falar de religião, porém no último dia do English Camp o Evangelho foi pregado com intrepidez, pelo fato de ser ele o ponto mais importante.

Após o término, a diretora agradeceu à IYF cheia de alegria e emoção, derramando lágrimas.

20

23

 “Na verdade, nós somos grandes admiradores da maneira que vocês têm, que vocês encontram para se aproximarem dos jovens e a maneira que vocês utilizam para transmitirem valores para eles. É muito gratificante para a gente e inspirador ver a união da equipe de vocês. E isso é um grande exemplo para os alunos também.” (Tátila – Diretora)

21

 “Este Acampamento de Inglês foi muito diferente do último, pois eu estava responsável por diversas partes. Olhando para isso eu não tinha forças e nem condições no meu coração. Mas a palavra de Filipenses que o pastor disse veio à minha mente. E eu orei a Deus para que a minha única força fosse Ele e que eu pudesse não fazer bem, mas sim receber a Sua graça.” – Thayse Franco, voluntária.

O primeiro English Camp sem o time dos Estados Unidos foi um enorme desafio diante da quantidade de trabalho, mas ultrapassando o fardo e o cansaço a cada dia, ao chegar no local do evento e ver o sorriso dos alunos, isso se tornou a força de cada um para realizar este evento!